sábado, 8 de novembro de 2014

O Homem e a Obra | uma reflexão acerca da postura dentro do Heavy Metal


Por Jaime "Netão" Guimarães

Fernando Pessoa uma vez disse “A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.”. Não, eu não sabia dessa frase antes, procurei no Google para ilustrar um pouco essa postagem. Falaremos sobre o curta-documentário “O Homem e a Obra”, produzido e dirigido por Clinger Teixeira, idealizador do Heavy Metal Online.

O mote do vídeo parte de um questionamento do próprio diretor: “Em minha história dentro da cena metal underground, um dos fatos mais intrigantes que me chama a atenção é o fato da postura dos artistas que fazem parte deste cenário, com seus ideais junto à música pesada. Podemos chamar o heavy metal de ideologia? Ou podemos chamá-lo de comportamento? Ou até mesmo de um estilo de vida? “. Partindo desta citação, Clinger conversa com diversas figuras inseridas no underground nacional e faz as mesmas perguntas. Exemplos expostos no documentário são os de Tom Araya, que após anos de Slayer se assumiu como católico; Manowar, que prega uma “total dedicação” aos fãs, mas em sua vinda ao Brasil não mostrou; e João Gordo, que tornou-se muito criticado por alguns após se juntar à MTV, e ainda mais enfaticamente após mudar-se para a TV Record, que tem como proprietário o chefe da Igreja Univer$al do Reino de deu$.

Membros de diversos grupos, a exemplo de Headhunter DC, Krisiun, Pathologic Noise, Amazarak, Catacumba, In Apostasia, Amen Corner, discutem até que ponto vai a harmonia entre o headbanger – o que produz música – o que ele externa em sua arte e o que prega em sua vida pessoal. Há pontos de vista distintos. Alguns acreditam que o que é passado nas letras e ideologia das bandas deve ser seguido, e afirmam viver o que escrevem (Claro, dadas as devidas proporções). Outros dizem que muito do que se escreve é como ficção, e que fora dos palcos a vida é diferente. (Se escrevo sobre copular com um zumbi, não necessariamente tenho que copular com um zumbi. Mais ou menos por aí).

Uma das passagens interessantes é quando Sergio Baloff Borges, vocalista do Headhunter DC, diz que metal não é só música, e que se fosse só música já teria morrido, como tantos outros estilos que passaram e ficaram pelo meio do caminho. De fato, esse nosso infame meio de vida e expressão de arte tem um quê diferente, que o faz manter-se sempre vivo e incomodando os mais fracos de ouvido e mente. No entanto, não se pode esquecer  do viés econômico, e principalmente de bandas, mainstream ou não, que buscam sim os cifrões, apenas. Para estes últimos, tanto faz se o que se escreve é diferente do que se vive, contando que a grana, o “venha a nós”, chegue em seus bolsos. A arte, assim como tudo, virou mercadoria, e  daí surgem os produtos; alguns bons, alguns não, alguns que parecem bons mas não são, e por aí vai. Quem não te conhece que te compre, ou quem te conhece que te compre. Sacou?


“O Homem e a Obra” levanta algumas ideias interessantes, e como iniciativa vem a somar no cenário metálico brasileiro. Parabéns ao Clinger, que está sempre inquieto, produzindo, apoiando e levantando questões importantes no underground.

Vejam:





666!

Nenhum comentário:

Postar um comentário