sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Filmes | Os curtas de horror de Dennison Ramalho



Sempre fui muito fã de filmes de terror. Desde que me lembro por gente acompanho obras do gênero e viajo em histórias sobrenaturais, de morte, de assassinos, monstros, violência gratuita, extraterrestres, etc. Creio que o medo é, e sempre foi, um grande estimulante do imaginário humano. Você tem medo, mas quer ver até onde aquilo vai, o que acontece a seguir; e isso faz sua mente funcionar de forma muito interessante. Segundo William Sheakespeare, “O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado.”. E é exatamente isso que os filmes de terror nos dão: a expectativa, a ansiedade, a curiosidade, o medo.

Dito isto, falarei sobre as obras do cineasta gaúcho Denisson Ramalho, que nos últimos anos lançou os curtas de terror mais significativos que tive o prazer e assistir. Suas obras se destacam pela incorporação do gênero de horror a assuntos sociais, como a violência policial, o abandono e intolerância sexual; e à crítica ácida às religiões.  A seguir comentarei sobre três filmes do diretor: Amor só de Mãe, Ninjas e J is for Jesus.



Amor só de mãe (2002)





Conta a história de um pescador que vive em uma vila isolada e pobre e passa por um dilema, o de escolher entre sua genitora e seu amante. Filho(Everaldo Pontes), como é chamado por todo o filme, tem um relacionamento amoroso e carnal com Formosa(Débora Muniz). A mulher o pressiona a largar a mãe e ir embora do fim de mundo em que vivem. Com as negativas de Filho, o casal se desentende. Seria uma história comum, não fossem os macabros acontecimentos que se seguem...

Após a briga, o personagem de Everaldo vai à casa de Formosa e a flagra transando com um homem enquanto outro se masturba assistindo a cena. Armado de facão o protagonista coloca os dois sujeitos para correr e em um ato de desespero pede que a amada o mate, pois prefere morrer a vê-la partir e deixá-lo só. Nesse momento a mulher é possuída por uma entidade maligna, que no filme se denomina “gira” (de Pombagira). O espírito dá um ultimato ao homem e diz que se ele quer ter sua “filha”, deverá trazer o coração da mãe até o amanhecer.



A atmosfera criada por Ramalho é incrível, tudo é soturno e denso, mesmo à luz do dia. O clima de isolamento é constante e asfixia o espectador. A caracterização de Formosa, quando possuída, é realmente de dar medo, e muito original, foge dos padrões de filmes de terror, talvez por ser algo da nossa cultura.

Amor só de mãe é o segundo filme do diretor, e é  sem dúvidas uma referência no que diz respeito ao gênero terror no Brasil. Dennison Ramalho acerta ao unir elementos mais próximos de nós para criar um universo assustador para as telas.





A título de curiosidade e suposição, o roteiro é assinado por Ramalho e Pai Alex, representante de uma tenda de umbanda, à época localizada dentro do presídio do Carandiru.  Por certo Dennison tomou algumas referências para escrever o filme enquanto filmava o excelente documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro, do qual foi assistente de direção. O longa foi rodado no começo da década passa e mostra o dia-a-dia de presos naquela, já extinta, casa de detenção. 




Ninjas (2010)





O filme conta a história de Jailson(Flávio Bauraqui), um inexperiente policial, que em uma incursão numa favela, assustado, acaba matando um garoto inocente. Até aí, o curta parece ser mais um filme sobre violência urbana. No entanto, após o ocorrido o protagonista passa a ser atormentado, não só pela culpa do seu ato, mas também pelo fantasma do jovem.

As cenas em que o espírito assombra a casa de Jailson são dignas de congelar a espinha de qualquer um, remetem a filmes de terror japoneses, com clima sombrio e efeitos sonoros que contribuem para o susto de quem assiste. Interessante é que o personagem não sofre solitariamente, não é o único a ver o garoto, sua família também é afetada.

Para ajudar Jailson a enfrentar o tormento por que passa seus amigos de corporação são chamados. O grupo de policiais vai até o protagonista e diz que vai lvrá-lo da agonia, então o levam para um lugar ermo, onde planejam uma ação. A assombração persegue o protagonista em qualquer lugar. Seus companheiros sabem, mas não tem medo.



É aí que conhecemos os Ninjas, do título do filme. São uma espécie de milícia que age paralelamente à Polícia. O chefe do grupo é o Capitão Vargas que diz para Jailson que naquela noite ele se transformaria em um membro da equipe.

A partir daí, segue-se a sequência mais perturbadora do curta. Jailson e seus amigos adentram um típico boteco de periferia, onde se encontram algumas pessoas bebendo, lá mandam todos saírem e prendem um casal. Então começa uma sessão de horrores, onde as vítimas são barbaramente humilhadas e torturadas (Quando digo barbaramente, não estou sendo exagerado, tive a oportunidade de assistir em um festival e presenciei várias pessoas saindo da sala por conta da brutalidade das cenas). Os Ninjas seriam pessoas normais, não fosse sua aparência monstruosa por debaixo de máscaras que usam.





Durante todo o curta o personagem de Bauraqui é visto como um temente a deus, e está sempre assustado. É neste cenário caótico que ele será confrontado com todos os seus medos e crenças. O desfecho do filme é sensacional. 



J is for Jesus (2014)




Este é o mais recente trabalho de Ramalho, e fez parte da antologia The ABCs of Death 2. Nesse filme, 26 diretores do mundo todo são convidados a participar com um curta de metragem de até 5 minutos. Cada filme representa uma letra do alfabeto e tem relação com a morte. Dennison Ramalho pegou a letra J e dirigiu J is for Jesus, um dos melhores filmes presentes na coletânea.

Nesta história, um homem vive um romance homossexual quando é “raptado” à mando de seu próprio pai. Os raptores são pastores evangélicos, contratados para ‘tirar o demônio’ do corpo do jovem. A vítima é presa a uma cadeira e torturada pelos homens de deu$, que ao passar das brutalidades cometidas vão se transformando em monstros. É quando uma reviravolta acontece e a violência vai até extremos.



O curta contesta os valores “morais” do cristianismo e sua intolerância a relacionamentos entre pessoas de mesmo sexo, mas de uma forma que só Dennison Ramalho poderia fazer, com muito sangue e uma atmosfera de medo e escuridão.

Este filme não está disponível em sites de vídeo, mas pode ser baixado via torrent por aí.
__

Além destes filmes, Dennison dirigiu outro curta, Nocturnu, que foi o seu primeiro trabalho. No entanto, nunca achei em lugar algum. Se alguém conseguir, me avise. A título de curiosidade, ele roteirizou o filme A encarnação do Demônio, do mestre José Mojica Marins, o Zé do Caixão.


Vejam estes filmes se estão a fim de levar suas mentes a doentios e violentos universos, onde o horror é propagado com vigor! Retirem cardíacos, hipertensos e crianças da sala.

666!

Nenhum comentário:

Postar um comentário