sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Entrevista com Cemitério | Death Metal e Horror Movies



O Cemitério surgiu no corrente ano de 2014. Tudo saído da cabeça maléfica de Hugo Golon(Side Effectz/ Blasthrash/ Comando nuclear), que lançou dez faixas do mais enraizado e rápido Death Metal. De quebra, cada faixa faz menção a um clássico filme de terror dos anos 70/80. A seguir, maníacos, leiam conversa que tivemos com o Hugo, onde discutimos sobre a concepção do Cemitério, parceria com a Kill Again Records e projetos futuros. Acompanhem e ponham este petardo pra rolar!

Por Jaime ‘Netão’ Guimarães

1.  Saudações, Golon! Agradecemos pelo tempo cedido ao Under The Ground. Você já está envolvido na cena desde meados dos anos 90, já tocou, e toca, em diversas bandas, e agora está com o Cemitério, a todo vapor. De onde veio a vontade de montar esse projeto? Por que Death Metal Old School, e formato de one-man band?
Hugo - Saudações Jaime! O Cemitério surgiu da minha vontade de aprender a gravar/produzir, tanto as bandas que eu toco quanto outras. O fato de ser uma one-man band vem disso e, pelo fato de eu tocar guitarra e bateria desde muito cedo, sempre quis gravar algo sozinho. O Death Metal Old School é um dos meus estilos favoritos, bandas como Death, Pestilence, Possessed, Sodom, Vulcano, Mutilator, Sepultura... fazem parte muito significativa da minha formação musical.

2. Filmes de terror dos anos 70/80. Por que você escolheu essa temática lírica? Cada faixa do álbum trata de um horror movie, foi mais fácil desenvolver as letras, visto que os filmes já têm enredos prontos? Como foi a escolha, algum ficou de fora?
Hugo - Eu escolhi a temática por achar adequada ao estilo,  e por ser um fanático em filmes de terror deste período. Ao mesmo tempo em que se tem o enredo pronto, se tem a dificuldade de resumir o filme num curto espaço de tempo, e fazer uma letra que soe legal. Vários filmes ficaram de fora, pra resolver isso, já estou gravando material novo!
Pague para entrar. Reze para sair

3. Na parte sonora, o Cemitério faz um lindo Death Metal Old School, que me remete a Death, do início, Pestilence, e outras bandas da segunda metade dos anos 80. Como foi o processo de criação para o álbum? Quais tuas principais inspirações? É verdade que a bateria foi gravada em um controlador midi? Você participou ativamente do processo de  mixagem?
Hugo - Tudo foi criado e gravado na minha casa em duas semanas, sem nenhum equipamento requintado. Pelo contrário, equipamentos baratos. E sim, foi usado um controlador midi para fazer a bateria, porém não é sequenciada. Eu fiz tudo sozinho, desde músicas, gravação, mixagem, masterização... Minha inspiração pra compor os riffs, foram as bandas já citadas, Death, Pestilence, Possessed, Sodom, Vulcano, Mutilator, Sepultura.... Em relação a gravação, queria algo que remetesse aos primeiros do Death, Beneath the Remains do Sepultura, Agent Orange do Sodom... gravações que acho foda, do final dos anos 80.

4. O lançamento deste primeiro álbum ficou a cargo da Kill Again Records, responsável por lançar uma infinidade de bandas nacionais, e talvez um dos maiores selos do país. Como foi feito esse contato, houve interesse de outros selos?
Hugo - O contato rolou naturalmente. Eu não tinha Facebook, então resolvi fazer um pra divulgar o Cemitério, até então totalmente desconhecido. Eu já tinha tudo gravado, mas só tinha vocal em duas músicas. Fiz um vídeo pra cada uma delas, publiquei no Youtube e no Facebook, fiz uma espécie de portfólio, adicionei um monte de gente conhecida, dentre eles o Rolldão da Kill Again. Em poucas horas ele entrou em contato comigo, perguntando se eu tinha material gravado, e interesse de ser lançado pela Kill Again. Enviei todas as músicas pra ele, 8 delas ainda sem vocal. Ele curtiu, ofereceu lançar e claro que aceitei. Houve interesse de outros selos, mas além de eu ter fechado no primeiro dia com o Rolldão, era o que tinha a melhor proposta e estou muito satisfeito com o trabalho sendo realizado por ele.

5. Ainda sobre a Kill Again. Percebo que o material está sendo bem divulgado. A circulação do disco está sendo satisfatória? Que tipo de suporte você teve nesta parceria?
Hugo - A divulgação é excelente e honesta, não é empurrada goela abaixo do pessoal. O Rolldão tem muita credibilidade por estar envolvido com o Underground do Metal desde os primórdios e a Kill Again tem um ótimo cast. Isso faz com que o Cemitério esteja circulando no meio certo, para as pessoas certas, da maneira certa.
Cartaz de divulgação da Kill Again Records
6. Um bom canal de divulgação, a meu ver, são os clipes que foram lançados no Youtube, onde você utiliza de imagens dos próprios filmes. Até onde você acha válida a exploração de clipes para a promoção do projeto?
Hugo - Os primeiros vídeos, que foram "A Volta Dos Mortos-Vivos" e "A Vingança de Cropsy", tinham somente fotos minhas no cemitério. Fui fazer o vídeo de "Sexta-Feira 13" com imagens do filme, quando eu já tinha cerca de 3.000 visualizações dos outros 2 vídeos juntos e, foi postada no Youtube no dia do lançamento do CD. As imagens do filme, apenas ilustram a música, é uma homenagem, um vídeo caseiro que não é comercializado. Uso as ferramentas ao meu favor, de forma honesta e sem pagar jabá. Aproveitando a deixa, acabo de publicar um vídeo para "Quadrilha de Sádicos", assistam!(N: Na época em que a entrevista foi feita, o cemitério tinha acabado de lançar o vídeo.)
 


7. O Cemitério já nasceu com certo status no meio underground, talvez por se tratar de uma “novidade”, um Death Metal Old School cantado em português. A que se deve esse “sucesso” do projeto?(além de ser um puta deathão).
Hugo - Não sei o que dizer realmente, pois fiz algo espontâneo, que está na minha veia, nada foi ou é planejado.

8. Com certeza haverá gente cobrando possíveis apresentações ao vivo do Cemitério. Você tem interesse de, quem sabe, transformar o projeto em banda ativa, ou  realizar algumas apresentações, como ocorreu com o Power From Hell?
Hugo - Preciso de tempo e dinheiro pra fazer alguns shows, pois tenho que passar as músicas pra uma banda inteira, pagar sozinho o ensaio que não é barato, etc... mas vai rolar, acredito que dentro de um ano farei algo.(N: O Cemitério fechou apresentação no Guaru Metal Fest 2015)

 9. Já pensa em novos materiais para o Cemitério? Seguirá a mesma temática?
Hugo - Já estou gravando material novo, seguindo a mesma temática, sempre! Tenho filmes selecionados para mais dois discos e um compacto.

10. Recentemente, ventilou-se a notícia da criação de um novo projeto, o Virgin’s Vomit; uma banda de Death Metal formada por você, Victor “Poison Hell” Canabarro(Farscape, Atomic Roar) e Victor Whipstriker. Conte-nos um pouco da empreitada, já há material à vista?
Hugo - Passei duas semanas no Rio de Janeiro, compondo e gravando com os “Victors”. Fizemos 18 músicas com influências que vão de Motorhead ao Morbid Angel antigo. É uma mistura de Speed Metal com Death Metal, com partes que lembram o Show No Mercy do Slayer, Setence Of Death do Destruction, outras lembram Massacre, Autopsy, Morbid Angel... Temos material para um LP e um compacto que serão lançados pela Hell Music, selo de propriedade do Leon Mansur, grande amigo e integrante do Apokalyptic Raids.

11. Hugo, meu velho. Agradecemos a entrevista. Parabéns pelo ótimo trampo. Fica o espaço para o quer for de sua vontade. Grande abraço!
Hugo - Muito obrigado Jaime e Under The Ground pelo espaço e verdadeiro apoio! 

                                                                                                                                    
Contatos:

Facebook: www.facebook.com/cemiteriodeathmetalbrasil
Email: hugo.golon@gmail.com

Kill Again: http://www.killagainrec.com/


666

Nenhum comentário:

Postar um comentário